Garanta a segurança das transações efetuadas na sua Farmácia.
Certificações do Banco Central Europeu (BCE)
As tecnologias de Gestão de Numerário são reguladas pelo Banco Central Europeu (BCE). Os seus componentes como os sensores de deteção e validação são analisados e certificados para operar conforme as especificações exigidas.
Todos os equipamentos que disponibilizamos são certificados pelo Banco Central Europeu, constituindo uma mais valia na segurança do dinheiro e das transações executadas pelos seus clientes.
As certificações constituem um elemento de qualidade dos equipamentos e, por isso, é importante estar atento aos elementos que estão na sua Farmácia.
Consulte aqui as certificações das nossas soluções de Gestão de Numerário:
Tipos de testes e avaliações executadas:
- Reconhecimento de notas genuínas
- Reconhecimento de notas contrafeitas
- Separação de notas genuínas das contrafações
- Validação da qualidade de nota para recirculação
- Reconstituição do histórico de transações
O Banco Central Europeu incorpora na sua lista todos os equipamentos testados durante um período de 12 meses. Após este período, o mesmo equipamento pode entrar novamente na lista com a retestagem exigida ou caso haja lugar a um teste ad-hoc.
Caso o equipamento falhe algum dos testes ou o fabricante recuse algum tipo de teste, este será removido da lista.
Sensores
Os recirculadores e os sensores recorrem a um conjunto de métodos que permitem avaliar muitos parâmetros das notas e moedas:
- Óticos
- Eletromagnéticos
- Acústicos
- Impacto
- Tamanho
- Outras especificações indicadas pelo BCE.
A grande maioria destes sensores são de desenvolvimento próprio das empresas e protegidos por patentes industriais. É nestes componentes que as empresas dedicam grande parte do orçamento de R&D.
Porque razão é apenas admitida uma nota de cada vez, mesmo nos casos em que posso colocar várias notas na ranhura de admissão?
Trata-se da sua segurança! Assim que a nota passa no sensor do equipamento, esta é validada pelo scanner que avalia os seus parâmetros físicos. Desta forma, é garantida a legitimidade das notas e a segurança da transação. Por esta razão, é que existe um número limite de notas que pode ser introduzido no equipamento.
No caso das moedas, os sensores estão muito orientados para o diâmetro, espessura e peso.
Estes métodos dificilmente são replicados nas notas uma vez que sensores de peso podem facilmente ser induzidos em erro. [1]
[1] – Cereijido, M., Nuño, F., Pernía, A. M., Prieto, M. J., & Villegas, P. J.(2019). Real-time Automatic Calculation of Euro Coins and Banknotes in a Cash Drawer. (3). https://doi.org/10.3390/s19112623
Ajudamos a otimizar e a tornar seguro o processo de pagamento!
Trabalhamos com parceiros líderes de mercado para lhe apresentar as soluções de última geração que trazem eficácia, rapidez e segurança à Gestão do Numerário da sua Farmácia. Conheça as nossas soluções aqui.