A Farmácia Central é uma das Farmácias de referência do Concelho de Portimão e instalou recentemente um novo Robot Rowa Vmax nas suas instalações. Após uma primeira aposta na automatização do seu processo logístico com um equipamento Apostore, chegou a hora de inovar a tecnologia de robótica anteriormente disponível, tornando a Farmácia apta a lidar com os constantes desafios impostos pela realidade atual.
Desafio
Localizada num Centro Comercial de elevado movimento, a farmácia colocou-nos o desafio de fazer a substituição do equipamento anterior – Apostore A3000 – pelo novo Rowa Vmax representado em Portugal exclusivamente pela Glintt, em tempo record, de modo a que o impacto na atividade fosse o menor possível.
Solução
Dada a configuração do espaço, a opção recaiu por um modelo topo de gama – Rowa Vmax – com armazenamento e dispensa de medicamentos de forma automática, que foi essencial à otimização da área existente, ao mesmo tempo que diminuiu as distâncias percorridas pelos colaboradores.
Processo
A Glintt assumiu este desafio com confiança, englobando no projeto várias das suas especialidades, entre elas a área de Projetos e de Robótica e tendo concluído esta complexa tarefa em apenas 2 semanas.
Resultado
Otimização da operação logística e rentabilidade económica! No final de cada dia ganham os clientes que recebem um atendimento mais cuidado, rápido e eficiente e ganha a farmácia com a máxima rentabilização dos seus recursos humanos e financeiros.
Em suma:
- Para a farmácia, o upgrade do robot reduziu de forma significativa os custos de manutenção e aumentou o nível de serviço, com uma resposta mais rápida. Os colaboradores da farmácia Central podem agora concentrar-se na sua missão diária de proporcionar o melhor nível de cuidado possível aos seus clientes.
- Neste projeto de elevada complexidade, foi fundamental a agilidade e efetividade de trabalho da equipa técnica de Robótica da Glintt, que com a experiência acumulada em mais de 200 instalações concluídas tornou todo o processo fluido.
Testemunho do Dr. Paulo Gouveia, Diretor Técnico da Farmácia
Quais foram os principais motivos para optar por uma solução de Robótica?
Inicialmente foi uma opção algo involuntária já que quando adquirimos a farmácia Central o Robot anterior já existia na Farmácia. No entanto, caso a farmácia não estivesse desde logo automatizada, iria optar por uma solução de Robótica, considerando todas as mais-valias associadas a este tipo de equipamentos.
Quais foram as mais-valias sentidas após iniciar um contacto mais direto com a automatização?
O recurso à automatização do processo logístico permite essencialmente atingir dois grandes objetivos – desde logo que a equipa de atendimento se foque em exclusivo nos clientes, e em simultâneo, permite-nos gerir de forma otimizada a área a disponibilizar para arrumação dos medicamentos com significativa poupança de espaço.
Como decorreu a sua experiência com o equipamento Apostore?
Como referi o Robot Apostore já estava instalado quando adquirimos a Farmácia. Inicialmente houve naturalmente um período de adaptação, sendo que com o passar do tempo começámos a sentir diversas dificuldades na sua utilização.
Quais as principais dificuldade sentidas na utilização do seu anterior equipamento? E como classifica o apoio técnico?
O número de erros começou a aumentar significativamente, transformando-se os mesmos em avarias constantes. Estas incidências provocavam a necessidade recorrente de intervenção por um colaborador da nossa equipa, o que impactava negativamente o processo de atendimento ao balcão e obrigava a um constante recurso ao apoio técnico do representante. Da minha experiência, o apoio técnico não esteve à altura das necessidades, não só nos timings de resposta, como a na vertente de custos. Os timings de resposta a avarias com necessidade de intervenção local demoravam pelo menos 2 dias, isto sem contabilizar o tempo necessário para encomenda de peças. Durante estes períodos de avaria não nos era possível carregar as encomendas no robot, o que reduzia a funcionalidade do mesmo em cerca de 35%.
O que o levou a ponderar a troca do equipamento? E porquê a Glintt (Rowa)?
Essencialmente o descontentamento com a performance do equipamento anteriormente instalado e com o serviço técnico prestado. Quando adquiri a Farmácia ponderei mudar para um equipamento Rowa, mas as condições acabaram por não se reunir. Se tivesse noção do valor que poderia ter poupado com essa alteração antecipadamente, teria mudado para a solução Rowa logo na altura em que fiz a obra. No contexto atual não temos muitas opções seguras para aquisição de soluções automatizadas em Farmácia. Existe apenas uma solução que reúne todas condições necessárias e essa solução é a Rowa representada pela Glintt – que apresenta um equipamento de elevada performance e qualidade, com um serviço técnico sempre presente e a um preço justo.
Quais as melhorias sentidas após instalação da nova tecnologia Rowa Vmax?
Notei uma rapidez e fluidez de funcionamento muito maiores, assim como uma maior capacidade de armazenamento na mesma área disponível. A qualidade e segurança do atendimento também subiram significativamente pois com a diminuição drástica do número de erros e avarias aumentamos a confiança em todo o processo.
Qual o balanço faz até ao momento após a nova instalação?
Estou bastante satisfeito com a troca, apenas lamento não a ter efetuado mais cedo.
Consegue estimar a poupança dos custos de aquisição e manutenção vs a solução anterior?
De acordo com alguns dados que recolhi e que me ajudaram a fazer esta transição, o custo do investimento efetuado na aquisição do equipamento Rowa somado ao valor de contrato de assistência técnica, comparando com o que eu gastava anteriormente, traduz-se numa poupança de 15.000€ a 10 anos, a que se soma a performance e qualidade no atendimento desde o primeiro dia.
Que opinião tem do serviço técnico da Glintt, em termos da instalação do equipamento e suporte prestado até ao momento?
Numa escala de 0 a 10, atribuo um valor 8. A resposta não é instantânea como todos os utilizadores desejariam, mas ocorre sempre num tempo adequado. As intervenções são sempre bastante efetivas, sendo que as incidências ficam sempre resolvidas. Sublinho a importância das manutenções preventivas atempadas para um ótimo funcionamento do equipamento.
Como classifica a intervenção e apoio global da Glintt em todo o processo?
Muito bom! O departamento de robótica da Glintt é excelente: possui experiência e know-how especializado, transmitindo-nos confiança e bastante segurança.
Obrigada ao Dr. Paulo Gouveia e a toda a equipa da Farmácia pela disponibilidade!
Para consultar mais sobre as nossas soluções de robótica, visite o portal.